Caixa reduz juros para compra de imóvel próprio

Caixa reduz juros para compra de imóvel próprio

by tamilla

A Caixa Econômica Federal anunciou, no dia 05 de junho, novas medidas para aquisição de financiamentos com juros menores. Segundo o banco, a redução dos juros do crédito imobiliário se igualou às taxas do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e do Sistema Financeiro Imobiliário (SFI).

O que é SFH, SFI e as novas taxas

O primeiro é voltado para os financiamentos de imóveis de menor valor e tem parte das unidades financiadas com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), enquanto o segundo diz respeito aos imóveis com valor acima de R$ 1,5 milhão, sem cobertura do FGTS.

De acordo com a nova política adotada, a taxa mais alta caiu para 9,75% ao ano, mais Taxa Referencial (TR – atualmente zerada). O índice anterior era de 11% ao ano, mais TR. Na outra ponta da tabela de juros, a taxa mais baixa passou de 8,75% ao ano (+ TR) para 8,5% ao ano, mais TR.

O que pode ser comprado?

Importante frisar que as novas taxas não se restringem à compra de imóveis novos. Elas também cobrirão aquisições de imóveis usados, compra de terreno para construção, construção em terreno já de propriedade do correntista, além de ampliação e reforma.

Renegociação

As dívidas imobiliárias de pessoas físicas também foram inseridas na reformulação anunciada pela Caixa. Assim sendo, o devedor poderá pagar uma entrada à vista e incorporar as prestações atrasadas nas parcelas seguintes. Há, ainda, a possibilidade de o mutuário abater das prestações o saldo do FGTS ou mudar a data de vencimento das parcelas.

Abrangência

A Caixa é responsável por 70% do crédito imobiliário no país. Estima-se que, com essa nova taxa de juros, 600 mil famílias devedoras serão beneficiadas, além do potencial estimado, de 2,3 milhões de pessoas. É aconselhável que o cliente procure uma agência e faça uma consulta personalizada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *