CONHEÇA O “MEU INSS”

CONHEÇA O “MEU INSS”

by tamilla

 

O Instituto Nacional do Seguro Social lançou uma força-tarefa para divulgar a central de serviços “Meu INSS”. Por meio de um computador, tablet ou celular, o contribuinte pode acessar, na plataforma, todas as informações da sua jornada laboral, além de fazer consultas e realizar agendamentos via online.

O Meu INSS possui uma enorme gama de serviços e visa facilitar a vida do trabalhador. Dentre os acessos oferecidos, o segurado pode utilizar-se de uma calculadora que simula o tempo de contribuição e diz se ele já atingiu o limite para ter acesso à aposentadoria por idade ou por tempo de contribuição.

Além dessa ferramenta, o Meu INSS possibilita a obtenção dos seguintes documentos:

Extrato do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais)

Carta de Concessão de Benefício: essencial para os segurados , este documento traz, de forma detalhada, tudo o que foi considerado para fixar o valor da aposentadoria.

Declaração de Consta/Nada Consta: este documento informa a existência ou não de um benefício vinculado ao CPF do segurado.

Histórico de Crédito de Benefício: é usado para comprovar que a pessoa recebe um beneficio do INSS e mostra a renda mensal. Vale para fins legais, como abertura de contas em bancos, abertura de crediários, empréstimos consignados, gratuidade no transporte interestadual e programas educacionais, entre outras finalidades.

Extrato de Empréstimo Consignado: por meio desse documento, é possível conferir todo o histórico de créditos tomados com desconto direto no benefício previdenciário, além de outras informações.

Agendamento: para esse serviço, não é necessário gerar senha. Pelo site, o segurado agenda dia e hora para solicitar um benefício ou um serviço numa unidade do INSS, o que também pode ser feito pela central telefônica (135). Ele pode enviar cópia de seus documentos diretamente pela internet. Os originais devem ser apresentados no dia marcado para atendimento.

Resultado de perícia: é o documento em que consta se o segurado foi considerado capacitado ou não para o trabalho. Esse serviço se destina às pessoas que solicitaram auxílio-doença e passaram por perícia médica do INSS.

Simulação de tempo de contribuição: a ferramenta simula o tempo de contribuição e diz se o trabalhador já tem tempo para pedir a aposentadoria por idade ou por tempo de contribuição.

Extrato para Imposto de Renda (IR)

Há a possibilidade de baixar o app Meu INSS também pelo smartphone. Cadastre-se!

 

(Fonte: Contábeis)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *