PREVIDÊNCIA ALERTA PARA NOVO GOLPE

PREVIDÊNCIA ALERTA PARA NOVO GOLPE

by tamilla

 

A Secretaria da Previdência emitiu comunicado alertando os contribuintes para um novo golpe. O órgão identificou uma prática estelionatária contra servidores públicos, que, ao receberem uma carta ou contato telefônico, fornecem seus dados e realizam um depósito em benefício dos estelionatários.

Modo de agir

Segundo a autoridade competente, o contato ocorre e os criminosos fingem ser empregados da Previdência Social. Eles convencem as vítimas de que elas têm direito a receber restituições (inexistentes), mas, para tanto, pedem que elas realizem um pagamento em dinheiro.

Para conferir veracidade ao golpe, os estelionatários afirmam ser da “União Nacional dos Servidores Públicos Federal” e da “Federação Nacional de Previdência Privada”. Quando o contato ocorre via carta, eles disponibilizam um número de telefone alocado em São Paulo.

Recomendações e posicionamento oficial

A Secretaria da Previdência esclarece que não cobra taxas para a execução de serviços do órgão. Ela ainda reforça que restituições, quando devidas, são um direito dos servidores, sendo elas repassadas sem qualquer cobrança. Em outras palavras, toda restituição deve ser realizada sem qualquer valor devido pelo contribuinte para recebê-la.

Por fim, a Previdência informa que não realiza contatos por carta, tampouco cobra por atendimentos. Ela instrui os contribuintes a não repassarem seus dados e valores a quem se diz representante do seguro social e, aos que foram vítimas dos estelionatários, recomenda que eles procurem a Polícia Civil e relatem o fato à Ouvidoria do INSS, pelo telefone 135 ou por meio da página www.inss.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *