Receita Federal inicia notificação de empresas devedoras

Receita Federal inicia notificação de empresas devedoras

by tamilla

Receita Federal inicia notificação de empresas do Simples Nacional com débitos em aberto.

Na última segunda-feira,12, a Receita Federal disponibilizou, no Domicílio Tributário Eletrônico do Simples Nacional (DTE-SN), Atos Declaratórios Executivos – ADE para notificar optantes do Simples Nacional sobre seus débitos previdenciários e não previdenciários com o governo. Ou seja, a partir desta data, todas as empresas que possuem dívidas estarão sujeitas à notificação e, caso não regularizem a situação, serão excluídas do regime.

Segundo o órgão responsável, cerca de 556.000 devedores serão notificados, perfazendo um total de aproximadamente R$ 22,7 bilhões em dívidas.

Após tomar ciência da ADE e ser notificado sobre o débito, o contribuinte terá um prazo de 30 dias para regularizar sua situação. O pagamento do débito poderá ser feito à vista, em parcelas ou por compensação.

A pessoa jurídica que regularizar sua situação terá automaticamente suspensa a exclusão do Simples Nacional. Contudo, aquela que não procurar este caminho e não se manifestar pelo pagamento dos débitos dentro do prazo de 30 dias, será removida do programa, com efeitos a partir de 1 de janeiro de 2018, e perderá todas as vantagens do regime simplificado.

O conteúdo da ADE poderá ser acessado no Portal do Simples Nacional ou pelo Atendimento Virtual (e-CAC), no site da Receita Federal, mediante certificado digital ou código de acesso. A ciência por meio desta plataforma será considerada pessoal e válida para todos os efeitos legais.

Está com dúvidas sobre como verificar a situação de sua empresa? Vá à ContMoura e converse com o nosso Departamento Fiscal. Iremos averiguar o CNPJ junto à Receita e tomaremos as providências para que seu negócio não seja desenquadrada do Simples. O prazo para consultar a ADE é de 45 dias a partir de sua disponibilização. Estamos à disposição para te auxiliar e oferecer soluções.

(Fonte: Receita Federal)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *