Em inovação proposta pela Advocacia-Geral da União, pessoas físicas, jurídicas e associações poderão quitar seus débitos com o governo federal via internet. A ferramenta, anunciada no último dia 11, está disponível como uma das funcionalidades da plataforma Sapiens, hospedada no site da AGU.
Vantagens da ferramenta
A novidade visa facilitar a obtenção de informação acerca dos débitos, bem como viabilizar que o pagamento se dê de forma mais célere e menos burocrática. Assim, o sistema permitirá a consulta dos débitos na dívida ativa e a realização de simulações sobre formas de pagamento, como parcelamentos. O devedor poderá optar pela modalidade de quitação e efetuá-la por meio da plataforma Sapiens.
Requisitos para utilização
São passíveis dessas operações as dívidas sob a responsabilidade da Procuradoria-Geral da União (PGU) e Procuradoria-Geral Federal (PGF). Ou seja, para que possa utilizar o sistema de forma eficaz, o devedor deverá se certificar que o seu débito se enquadra nessas categorias. Além disso, para acesso à ferramenta, é necessário que o titular o faça por meio de um certificado digital (documento necessário às transações feitas pela internet).
Além de simplificar a consulta e pagamento, a AGU espera uma maior adesão dos devedores, revertendo-a, por consequência, em arrecadação para o governo.
[Fonte: Jornal Contábil]