A Receita Federal decidiu adiar para o dia 30 de junho o prazo final para entrega da declaração do Imposto de Renda. Antes da decisão, a data limite era 30 de abril. O motivo do adiamento é a crise provocada pela pandemia do coronavírus.
Detalhes da decisão
O secretário da Receita Federal, José Tostes Neto, anunciou nesta quarta-feira, dia 1, a prorrogação do prazo de entrega da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física por sessenta dias.
A Receita ainda avalia se será mantido o prazo do primeiro lote da restituição, previsto para o dia 30 de maio.
De acordo com o último balanço divulgado pela Receita, em 30 de março, foram recebidos pelo órgão 8,1 milhões de declarações, cerca de 25% do total. A expectativa é de que 32 milhões de contribuintes façam a declaração em 2020.
Segundo Tostes Neto, apesar de a entrega pelos contribuintes estar superior ao do mesmo período do ano passado, a Receita concordou em prorrogar o prazo devido às alterações nas rotinas e dificuldades em obter documentos ou conseguir recibos, importantes na dedução de gastos.
Imposto sobre Operações Financeiras
A Receita ainda anunciou a total desoneração, por 90 dias, do IOF sobre operações de crédito. A medida terá como objetivo baratear linhas emergenciais de crédito á anunciadas pelo governo. Segundo o secretário, a medida representa uma renúncia de R$ 7 bilhões aos cofres.
PIS, PASEP E COFINS
Ainda na coletiva dada ontem, foi anunciado o adiamento das contribuições PIS/Pasep e Cofins, que incidem sobre a receita das empresas, além da contribuição patronal para a Previdência Social (INSS).
A Receita Federal decidiu fixar em agosto e outubro os pagamentos citados.
Telefones
(37) 3261-4572
(37) 3262-2633
(37) 3262-1409
(37) 3261-3228
Celular/WhatsApp
(37) 9 8800-3228
E-mails
contato@contmoura.com.br
sergio@contmoura.com.br
vinicius@contmoura.com.br
elaine@contmoura.com.br
carol@contmoura.com.br
rubens@contmoura.com.br
william@contmoura.com.br
thais@contmoura.com.br