Atraso na prova de vida: o que fazer?

Atraso na prova de vida: o que fazer?

by tamilla

 

O Instituto de Seguro Social (INSS) retomou a obrigatoriedade da prova de vida neste mês de junho, depois de ficar suspenso desde março de 2020 devido a pandemia do covid-19.

Estimativas e consequências

De acordo com levantamento feito pelo próprio INSS, aproximadamente 12 milhões de idosos precisarão realizar a exigência entre junho e dezembro de 2021 seguindo um calendário específico que poderá ser visualizado clicando aqui.

Se o benefício for suspenso devido a falta de renovação da senha solicitada para a comprovação de vida, não será em caráter definitivo e os valores retidos serão liberados assim que a nova senha for criada.

Neste caso, o benefício será somente suspenso e o aposentado não perderá o direito aos valores.

O cancelamento ocorrerá apenas se não houver a prova de vida seis meses após o fim do prazo.

Como reativar o benefício 

Para desbloquear a aposentadoria na perda do prazo da realização da prova de vida, basta fazer a solicitação no site do INSS preenchendo o requerimento online e ao final, agendar o atendimento presencial para finalizar o processo. Confira o passo a passo:

  1. Faça login no Meu INSS;
  2. Clique na opção “Agendamentos/Solicitações”
  3. Clique em “Novo Requerimento”;
  4. Selecione o serviço  que você quer;
  5. Clique em “Atualizar”;
  6. Confira ou altere seus dados de contato e depois clique em “Avançar”;
  7. Preencha os dados necessários para concluir o seu pedido.

Pelo telefone no número 135 também é possível receber auxílio para agendar o atendimento presencial.

Algumas pessoas poderão realizar a prova de vida pelo celular, mas essa possibilidade só existe para beneficiários com biometria facial cadastrada nos bancos de dados do governo. Um exemplo seriam aqueles que possuem a CNH digital.

Idosos com mais de 80 anos ou com dificuldade de locomoção comprovada poderão ter atendimento em casa pelos agentes do INSS.

Lembrando que o INSS nunca entra em contato via redes sociais ou via whatsapp para solicitação de dados e prova de vida. Caso isso aconteça, entre em contato com o telefone do INSS para realizar a denúncia.

[Fonte: Contábeis]

Telefones

(37) 3261-4572

(37) 3262-2633

(37) 3262-1409

(37) 3261-3228

Celular/WhatsApp

(37) 9 8800-3228

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