CRÉDITO CONSIGNADO COM GARANTIA DO FGTS

CRÉDITO CONSIGNADO COM GARANTIA DO FGTS

by tamilla

Começa nesta quarta-feira, dia 26, uma nova modalidade de concessão de créditos para os trabalhadores na qual o solicitante poderá adquirir empréstimo consignado junto à Caixa Econômica Federal dando como garantia o FGTS.

Essa nova opção servirá a todos da iniciativa privada e tem como objetivo, além do aquecimento do mercado, ajudar na quitação de dívidas, limpar o nome e em investimentos pessoais e profissionais dos adeptos. Para tanto, a nova linha terá taxas mais baratas e visa atingir 36,9 milhões de pessoas com carteira assinada.

Empréstimo consignado: o que é?

No empréstimo consignado, o desconto das parcelas do empréstimo é feito diretamente no salário do trabalhador, o que diminui o risco de inadimplência. Como esse empréstimo tem a garantia do FGTS, o risco é menor ainda, que permite que as taxas de juros sejam menores que as cobradas por outras modalidades de crédito.

Como funcionará o financiamento

Priorizando a acessibilidade ao crédito, os juros não poderão ultrapassar 3,5% ao mês. Isso significa dizer que eles serão inferiores em até 50% do que os juros de outras operações de crédito disponíveis no mercado. Além disso, para não arrochar o trabalhador em parcelas vultuosas, o empréstimo visa um flexível prazo para o pagamento: ele poderá ocorrer em até 04 anos (48 meses).

Valores emprestados

O valor do empréstimo dependerá de quanto o trabalhador possui depositado na conta do FGTS. De acordo com a regulamentação, o solicitante do crédito poderá dar como garantia até 10% do saldo da conta e a totalidade da multa em caso de demissão sem justa causa. Assim, esse montante poderá ser retido pelo banco no momento em que o trabalhador perder o vínculo com a empresa em que ele estava quando fez o empréstimo consignado – nada além dele.

Previsão legal e ampliação

Aprovado pelo Conselho Curador do FGTS, de responsabilidade do Ministério do Trabalho, o empréstimo consignado vinculado ao Fundo de Garantia está previsto na Lei nº 13.313/2016.

Embora, neste primeiro momento, somente a Caixa opere com a modalidade, a pretensão é que a nova linha de crédito atinja novos bancos, desde que eles sigam as regras estabelecidas em lei.

Qualquer dúvida, entre em contato com o nosso departamento pessoal. A equipe ContMoura está sempre a sua disposição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *