Empresas do Simples afetadas por tarifas têm opção de adiar pagamento do imposto

Empresas do Simples afetadas por tarifas têm opção de adiar pagamento do imposto

by tamilla

 

Também foi adiado para novembro e dezembro o pagamento das parcelas mensais administradas pela Secretaria Especial da Receita Federal e pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.

Terão direito à prorrogação as empresas de setores afetados pela sobretaxa e cujas exportações correspondam a pelo menos 5% do faturamento bruto entre julho de 2024 e deste ano.

Desdobramentos das tarifas

A sobretaxa anunciada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, trouxe uma lista de quase 700 produtos isentos. No entanto, quase 60% dos itens exportados pelo Brasil ao país foram atingidos pelo tarifaço.

Entre os produtos taxados estão o café não torrado e a carne, que também tem cifras relevantes de exportação para os Estados Unidos. No ano passado, por exemplo, os EUA gastaram US$ 1,8 bilhão em compras de café.

Na última sexta-feira (29), um tribunal de apelações americano decidiu que as tarifas recíprocas impostas por Trump são ilegais. Ainda não está claro de que maneira a decisão judicial afetaria o tarifaço imposto sobre o Brasil, mas as repercussões não devem ser imediatas.

[Fonte: Folha de S. Paulo]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *