Simples Nacional comemora 10 anos

Simples Nacional comemora 10 anos

by tamilla
 

O mês de julho marca a comemoração dos dez anos do Simples Nacional. O regime que unifica oito impostos em uma única guia e reduz a carga tributária do micro e pequeno empresário entrou em vigor em 1º de julho de 2007, por conta da aprovação da Lei Complementar nº 123, o Estatuto da MPE.

Neste período, o número de empresas optantes do Simples saiu de 2,5 milhões para 12 milhões, sendo 7,1 milhões de MEI e 4,8 milhões de ME e EPP. O aumento foi de 380%. O número confirma a satisfação dos empresários. A opção pelo Simples faz com que aumente a adimplência e o controle de quanto o negócio recolhe com os impostos.

O Sudeste, Nordeste e Sul são as regiões brasileiras com maior concentração de empresas no Simples. Na divisão por setor, o comércio é o que mais tem empresas, seguido de serviços e indústria.

Dentro do universo de empresários que optaram pelo Simples Nacional, 71% consideram que este sistema de tributação é de fácil entendimento e pelo menos metade confirma que teria aumento de impostos se mudasse de regime e passasse para o Lucro Presumido ou para o Lucro Real.

 

 

O recolhimento é feito em um documento único, o DAS, para pagamento até o dia 20 do mês seguinte àquele em que foi auferida a receita bruta. A alíquota varia de 4% a 22%, dependendo da atividade da empresa.

A redução da carga tributária pode chegar a 80%, além de isenção de diversas contribuições. Quanto menor a empresa, maior o benefício.

Diante de vantagens tão cristalinas, o Simples Nacional vem facilitar a vida do empresário brasileiro, inserindo-o em um regime que simplifica a arrecadação, atenua a tributação e, por consequência, proporciona investimentos que outrora seriam dispendidos com a burocracia.

ContMoura  possui vasta experiência com o Simples Nacional, dando assistência à empresas das mais diversas áreas. Faça a sua consulta conosco e descomplique a administração do seu negócio. Estamos à disposição para atendê-lo!

(Fonte: Sebrae)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *