Consulta do andamento de pedido do INSS por CPF

Consulta do andamento de pedido do INSS por CPF

by tamilla

 

Os cidadãos que solicitaram algum benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) como aposentadorias, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, salário-maternidade, entre outros, já podem consultar o andamento do pedido pelo CPF.

Até então, era necessário ter um número específico para a solicitação, que era informado na carta de concessão.

Com a facilidade, o cidadão pode consultar o pedido de benefício apenas pelo número do CPF.

Consultar benefícios do INSS

A consulta do pedido de benefício do INSS pode ser feita pelo site, aplicativo, ou pelo telefone, na Central de Atendimento no número 135.

Site do INSS

  1. Acesse o site do INSS;
  2. Faça login;
  3. Após entrar em sua conta, clique em “Meus Benefícios“;
  4. Em seguida, aparecerá todos os benefícios que você solicitou. Basta selecionar aquele que deseja consultar.

Aplicativo

  1. Baixe o aplicativo Meu INSS no seu celular;
  2. Informe o seu CPF e clique em “Criar sua conta”;
  3. Caso já tenha conta, basta clicar em “Avançar” e inserir com sua senha;

Na página inicial, você pode conferir uma lista de serviços disponíveis pelo Meu INSS. No entanto, clique em “Extrato de Pagamento” para confirmar o pagamento.

Telefone

Para verificar o benefício pelo telefone 135 do INSS, é preciso estar ciente que a opção funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Ao telefonar, será necessário informar o seu CPF e solicitar a informação sobre a situação do seu benefício.

É possível que o atendente peça dados adicionais ou confirme os dados que constam no cadastro e na base de informações.

A ligação pode ser feita pelo telefone fixo, sem qualquer custo adicional, ou celular com custo equivalente a uma ligação local.

Status do pedido

Após análise, o INSS poderá indeferir, deferir e/ou habilitar o benefício. Entenda o significado de cada termo.

  1. Habilitado: quando o pedido ainda está sendo analisado pelo INSS;
  2. Deferido: quando o benefício foi aprovado e será concedido;
  3. Indeferido: no caso quando o benefício foi analisado e negado para o segurado.

Prazo INSS

Em 2022, o prazo para análise de benefícios do INSS pode variar de 30 a 90 dias, dependendo de cada caso.

Anteriormente, o prazo legal previa o limite máximo de 45 dias para a análise de todos os benefícios. No entanto, o INSS vinha descumprindo esse limite.

Essa ampliação tem o objetivo de garantir que o INSS cumpra o prazo de resposta, além de diminuir a fila de espera e o número de ações judiciais contra o instituto.

[Fonte: Contábeis]

Telefones

(37) 3261-4572

(37) 3262-2633

(37) 3262-1409

(37) 3261-3228

Celular/WhatsApp

(37) 9 8800-3228

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